BIOGRAFIA

 

 

Gostaria de poder definir melhor quem sou, mas minha vida é um eterno aprendizado, e me dou o direito de aprender. A musica é minha vida , e a vida é como uma eterna composição inacabada, a qual o compositor insatisfeito sempre procura as melhores notas para tocar.

 

Este é o lugar onde compartilho com voces minhas composições, minha paixão, minha música, enfim, minha vida.

 

Manoel Cruz

Contrabaixista, Compositor, Arranjador e Produtor.

“Brazilian News” (independente) 2019 – A afinidade que o contrabaixista e compositor radicado em São Paulo tem com o chamado “latin jazz” traz sabor especial a seu álbum. Para isso conta também a presença do trompetista italiano Gabriel Rosati. Na faixa “Samba D Boa” e na bela releitura da toada “Lamento Sertanejo” (de Dominguinhos e Gilberto Gil), Manoel mostra a face mais brasileira de seu jazz. “Carlos Calado – Jornalista e Critico Musical”.

 

O álbum Brazilian News lançando em maio de 2019  em todas as plataformas digitais, e atingindo mais de 15 mil ouvintes em 61 Países no Spotify . O show de lançamento em agosto de 2019 no Blue Note SP, em julho no Festival de Jazz e Blues de Extrema MG.

 

A experiência adquirida como sideman de vários artistas dos mais variados estilos da música brasileira é traduzida em suas composições instrumentais com um sotaque regional, do baião ao samba, do maracatu ao forró, aliando técnica a liberdade de improviso do Jazz contemporâneo. Essa fusão resultou nos Álbuns: Alcatéia (2002) e Under My Soul (2012), Brazilian News (2019).

Apresentando-se em diversas Casas de Shows, Festivais e Sesc por todo o País. Em 2013 é convidado a apresentar-se no encerramento do XIV Santo Domingo Jazz Festival na República Dominicana, sendo o primeiro artista brasileiro a participar do festival em 14 anos de existência. Com a participação de Sandy Gabriel o maior saxofonista Dominicano na atualidade. Em setembro de 2013 é convidado a gravar o Sesc Instrumental Brasil e o Programa Passagem de Som TV Sesc. Bem como  em 2015, foi convidado a participar com seu Trio junto ao trompetista Gabriel Rosati (Itália) no IV Festival de Blues & Jazz de Extrema MG e o Festival de Jazz e Blues de Iguape SP. 

 

Descritivo do Show:  

O show Brazilian News com repertório autoral, onde a tônica são as composições e a interpretação em grupo, no qual estilos se misturam às melodias, também há releitura de clássicos como Lamento Sertanejo em uma linda balada jazz que faz parte do novo álbum, junto a composições de outros dois Álbuns: Alcatéia (2002) e Under My Soul (2012) independentes.

Manoel Cruz conduz os músicos e ao mesmo tempo os deixa à vontade para criar climas e nuances que a musica contemporânea permite, junto a um repertorio cheio de swing explorando os ritmos brasileiros como sambajazz, baião, maracatu, ritmos latinos, balada jazz e jazz fusion que contagia a plateia, sempre obtendo grande receptividade do público.

© 2017 por Manoel Cruz. 

  • reverbnation
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon